Natal, época de iluminação, luzes a brilhar, enfeites por todos os lados, notas musicais e letras que nos falam do Natal, correria de pessoas de um lado para outro, sacos e embrulhos, é este o cenário que se assiste nesta época, mas afinal o que é o Natal?
O Natal representa o nascimento de Jesus (do qual não temos data certa digo dia e mês, mas aponta para o Outono), mas assumimos que este dia a represente... quem é Jesus para a sociedade de hoje? Quem foi, quem é Aquele pelo qual se comemora? É exactamente Aquele que mais se esquece nesta época que se tornou em mero comércio, em que os valores da família cada vez estão mais perdidos.
Mas vamos falar um pouco de Jesus, porque é importante o Seu nascimento, o porquê do Seu nascimento?
Jesus Cristo é o filho de Deus, Ele veio a este mundo, demonstrar o carácter de Deus com uma missão, a missão da salvação a minha e a tua, a de toda a raça Humana!
Mas aí entramos no conflito entre o Bem e o mal, do qual falaremos noutra altura.
Jesus nasceu, como profetizado, em Belém, seus pais viviam na Nazaré, Maria ainda virgem, não casada com José ainda, foi avisada por um anjo que estava grávida (S. Mateus 1:18-25 e 2:1-12 e S. Lucas 1:5-38), José pensou deixá-la em segredo, mas um anjo o avisou que seria o Filho de Deus que nasceria dela.
Estava Maria quase a dar à luz, e foram para Belém por causa do recenseamento mas todas as estadias estavam cheias, apenas conseguindo lugar numa estrebaria, o filho do Rei do universo estava para nascer e conforme profetizado, assim foi,nasceu numa estrebaria, os Reis magos assim como alguns pastores estudavam as profecias e estavam atentos aos sinais, sabiam que estava para breve e reconheceram aquela estrela mais brilhante
que os levava até ao Messias, tinha nascido o meninos Jesus, as suas ofertas proveram os seus pais para os dois anos seguintes que andaram escondidos, para que Herodes não O matasse.
A tradição de dar presentes vem daí, dos reis magos terem ofertado o menino Jesus, Aquele de quem nos esquecemos ou nem sequer conhecemos.
É época de estarmos em família, recordarmos os valores, o que Deus tem feito por nós e acima de tudo o Amor que Ele tem por nós, podemos também ofertar os que mais amamos como demonstração de carinho, mas também podemos não fazê-lo.
Lembrar também daqueles que precisam, dar um prato de comida uma oferta, deveria sê-lo ao longo de todo o ano, não apenas nesta data.
Natal, natal... que olhemos para além da data e possamos encontrar Aquele que lhe deu origem!
Sem comentários:
Enviar um comentário